Porquê que na fotografia nos concentramos tanto no equipamento e configurações?
É perfeitamente normal que queiramos aprimorar a nossa técnica para criar fotos impressionantes. E também é verdade que as configurações são importantes porque realces estourados e / ou assuntos desfocados são completamente indesejáveis. Mas essas configurações fundamentais podem ser facilmente encontradas na Internet e rapidamente aprendidas.
E se você ouvir que uma foto foi tirada em 16 mm, ISO 100, 2 seg, f / 8, em uma lente de 2500€, porquê que você tenta adquirir o mesmo equipamento e aplicar as mesmas configurações da próxima vez que fotografar no mesmo lugar? Mas e no dia que for fotografar, houver um primeiro plano tão próximo que não permite efectuar focus stacking ou a luz ideal for passageira e ter que optar por um ISO alto para conseguir fotografar o assunto com segurando a máquina com as mãos em vez de perder tempo a montar um tripé? São nuances como estas que muitas vezes são esquecidas, quando a prioridade é a nitidez.
Quando nos focamos na lente mais nítida ou no tripé mais estável e na distância hiperfocal, prestamos menos atenção ao próprio ambiente. A nossa atenção é um recurso limitado. Guarde para o mais importante, a luz e os elementos de composição.